Mão Dupla

Sobre influenciar e ser influenciado(a).

tumblr_inline_n1pok6BoRz1r1aqjj.jpg

Certa vez fui pra Martins de Sá, e na trilha encontrei duas meninas com uma mochila pesada demais. Sugeri carregar parte do peso, já que a minha estava mais leve, e eu estava mais preparado pra trilha. É mais fácil de perceber uma sobrecarga assim. É fácil ver uma pessoa com o pé quebrado e compreender que ela precisa de uma ajuda extra pra algumas coisas. Existem feridas e estados emocionais que podem ser ainda mais debilitantes, mas essas são mais difíceis de ver, seus sinais são mais sutis.

As vezes encontro um amigo e demoro pra perceber que ele está precisando falar sobre algo, querendo despressurizar um assunto ou outro, ou com a energia baixa e precisando de alguém que lhe levante o ânimo. As vezes nem ele sabe. Mais difícil ainda com um desconhecido.

É importante saber o quanto podemos carregar. No caso da caminhada eu conhecia a trilha, sabia a distância e quanto de peso eu aguentaria, me conhecia bem nesse sentido. As vezes eu carrego a mochila de alguém, as vezes carregam a minha. Tem dias que estou centrado e sei que posso absorver algumas energias, como conversar com uma amiga com depressão. É delicado, pois se eu estiver feliz e excitado demais vou destoar e a minha presença lhe será desagradável, desarmoniosa. Se eu estiver aberto e frágil demais posso absorver mais do que gostaria e ficar mal depois. O ideal é estar bem o suficiente pra ouvir em silêncio, contagiar o outro com uma calma, a capacidade de refletir, ver a coisa de uma perspectiva maior e dar algum ânimo, uma energia pra dar um passo a frente.

Fazer a coisa de forma consciente faz a diferença também. Você irá influenciar e ser influenciado por todos que encontrar, mas pode decidir o quanto e de que forma. Quando uma bicicleta bate num caminhão, ela é muito mais influenciada, mas pode deixar sua pequena marca nele também. Você pode escolher quem quer ser, aprender a se fechar e  se proteger, ou a se abrir mais e se doar. Alguns dias acordamos de bem com a vida e com um excesso de energia positiva que podemos espalhar por ai, em outros, é um desafio conseguir sair da cama.

De qualquer forma, é válido pensar nos encontros que teve, como você influenciou, querendo ou não, as pessoas com quem esteve? Como foi influenciado(a)?

 

Deixe um comentário

