Steven Pinker

 

Tem um site chamado “Big Think” que eu acompanho há algum tempo. Traz artigos e entrevistas bem interessantes, e acho que foi por meio dele que eu descobri o Steven Pinker. Fico na dúvida se o vi primeiro lá ou numa palestra no TED, mas fato é que esse big think tem um projeto chamado “The Floating University”, que tem palestras mais longas (1h). Assisti uma do Steven sobre a linguagem como uma janela pra se compreender o cérebro humano que achei fenomenal. Esse é o tema que ele mais fala e escreve sobre, e ainda quero ler mais livros dele, mas o cara é alguém que me inspirou bastante.

Existem duas premissas pra educação democrática (quem fala mais sobre isso é o Ricardo Semler): 1 – só se aprende quando se quer, e 2- Aprendendo uma coisa aprendemos outras também. Simples assim, mas pra mim ler e ouvir o Steven foi um pouco isso. Apesar dele falar sobre linguagem e neurociência, acabei aprendendo muito sobre como argumentar e formas de organizar o pensamento, basicamente. Isso ele me ensinou pelo exemplo, pela forma que conduz a palestra, como se comporta em entrevistas, o tipo de argumentos e contra-argumentos que usa. Sua pesquisa sobre linguagem é excepcional, e mesmo seus livros mais recentes como “The Better Angels of Our Nature”, que eu ainda não li, mas fala sobre como a sociedade tem se tornado menos violenta (apesar do que muitos acreditam), me parecem ter grande valor.
Espero passar mais tempo com as ideias que ele pesquisa, pois é um assunto que me interessa profundamente, e ele é um dos poucos que trata disso com o conteúdo e de uma forma memorável.

Steven Pinker – Psychologist, Cognitive Scientist, and Linguist at Harvard University How did humans…
Deixe um comentário

