Shayne Koyczan

Hoje (11/03/2016) decidi começar um novo desafio, ou uma nova série de artigos: Pessoas que me inspiram. Ou me inspiraram.

Tantas pessoas tiveram um impacto em quem sou hoje, de formas tão diferentes. Na verdade isso começou com a proposta de uma amiga de trocarmos toda semana um email falando de alguém que nos inspira. Cada vez que sentava pra escrever percebia que a fila de pessoas que gostaria de citar é enorme e nesse ritmo de uma por semana eu não ia acabar nunca. E também que sempre que parava pra escrever sobre um acabava revendo algum material, relendo um texto, vendo mais uma palestra, ou só reforçando o que aquela já tinha me ensinado mesmo. Achei que cabia compartilhar. Tive muita sorte no quando e como essas pessoas entraram na minha vida. A maioria eu não conheci pessoalmente, mas ainda assim seus impactos não foram menos presentes. Um presente que passo adiante nesse pequeno gesto.

Começo com Shane Koyczan. Descobri ele numa palestra do TED. Simplesmente impressionante, incrível. Eu nunca tive muito interesse em poesia. Não entendia, não era tocado..
Mas o Shane me mostrou o que é poesia, como brincar com as palavras, como a forma e a atenção aos detalhes, a sutileza e tudo o mais se juntam pra compor algo incrível. Comecei com essa do TED, que já assisti dezenas de vezes. Depois fui vendo outras e hoje busco acompanhar o trabalho dele.

gSYREDGh

Me sinto meio sem palavras pra descrever o trabalho de alguém assim. Irônico, não ter palavras pra descrever quem com elas trabalha tão bem. Pelas poesias fui descobrindo sobre a sua vida, sua relação com os avós, com a depressão, com o Bullying, com os medos, as vergonhas, com a escrita e creio que muito mais. Um canadense gordo, com uma barba esquisita e uma curiosa mistura de sutileza, meiguice e atitude, atitude de quem encontrou sua voz e hoje anda por ai, maravilhando e inspirando tantos outros.
Espero que minha apreciação das poesias tenha apenas começado. Shane, parabéns, e muito obrigado!

Deixe um comentário

