Michael Sandel

Michael Sandel é pra mim um dos maiores professores do mundo. Por alguns motivos. Ele é professor de Harvard do curso de filosofia política, que por anos era o mais concorrido por lá. A forma como o curso é estruturado com debates dos alunos a favor ou contra os assuntos, os temas trazidos pra sala de aula e tudo o mais já fazem dele um professor fora de série. Mas o título de um dos maiores professores vem de um projeto pioneiro com ele. Seu curso foi um dos primeiros a ser filmado e disponibilizado pra todos pela internet na integra. Isso veio a ser um mercado, hoje em dia chamado de MOOCs (Massive On-line Open Courses). O sucesso foi tão grande que diversas outras iniciativas surgiram. O site coursera e o edX são os maiores e melhores na minha opinião, onde você pode fazer cursos gratuitos (há versões pagas com certificações também) sobre praticamente qualquer assunto, desde veterinária equina até cálculo III, programação, gamification e tantos outros.

Descobri esse mundo por causa do Michael. Assisti uma palestra dele no TED e fiquei bem impressionado. Fui pesquisar mais sobre o cara e descobri esse curso chamado “Justice – what’s the right thing to do?”. Se tivesse que escolher apenas um curso que mais me impactou diria que foi esse. E nem é tão grande, são 13 aulas de 30 min cada, mais algumas leituras sugeridas. Depois li o livro de mesmo título, e seus outros “O que o dinheiro não compra – os limites morais do mercado” e “A Case for Perfection”. A forma e o hábito de se pensar o que é o certo e porque, e como quem pensa o contrário tem seus motivos e como argumentar, a importância de ouvir o outro lado, o respeito, uma opinião bem fundamentada.. Como o certo é difícil e muitas vezes turvo, e como é trabalhoso mergulhar a fundo nas questões, além da genialidade com a qual ele conduz essas aulas e debates.

Um outro ponto onde ele me ensinou muito pelo exemplo foi na escolha dos temas a serem debatidos. Os exemplos dele eram sempre precisos, muito bem escolhidos, reais e isso faz toda a diferença. Só pelos exemplos já vale a pena ler “O que o dinheiro não compra”. O caso de uma empresa de barriga de aluguel na Índia, onde os pais enviavam o óvulo fecundado e pagavam pelo serviço. Num caso a gestante quis ficar com o bebê, qual é o certo? Ou na guerra do Iraque, haviam mais tropas mercenárias (soldados contratados de outros países) do que americanos, isso é correto? Qual o papel do patriotismo? As empresas que contratam pessoas pra ficar na fila por você (filas de dias as vezes) pra audiências públicas, e um lobista entra trocando de lugar com seu contratado. Correto? Errado? Porque? O grande ponto é que cada assunto desses toca em questões antigas. Ele muitas vezes começa a aula citando esse ou aquele filósofo, Kant, John Stuart Mill ou Sócrates e os alunos concordam ou discordam dos princípios em cada caso.

Fico extremamente feliz que um professor desse calibre tenha tido sua sala de aula se expandindo de centenas pra milhares e centenas de milhares de alunos no mundo inteiro. E o efeito dominó que isso começou. Claro que os cursos online viriam de qualquer forma, eu acho, mas ele foi um dos pioneiros e fez a coisa começar com o pé direito. E por causa dele descobri o Coursera, aonde fiz alguns cursos sensacionais também ainda faço. O grande tema da vida dele nesse momento gira em torno de reavivar o debate público sobre assuntos importantes. Que esses debates sejam reais e profundos, que possamos interagir de forma a pensar sobre esses assuntos, raciocinar e argumentar e chegar a decisões. Concordo plenamente que essa é uma das coisas mais importante que temos a fazer como sociedade democrática.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s