Mario Livio

 

Nunca achei que leria livros sobre matemática com tanto gosto. “Deus é Matemático?”, “A Razão Áurea” e os outros do Mario são simplesmente deliciosos de se ler. A história da matemática é foda e deveria ser ensinada no colégio, não apenas o como, mas o porque. Quando estava na escola alguém devia ter dito que a matemática ainda não acabou, há muitos campos a serem descobertos e muitas perguntas sem respostas. Deviam mostrar o que não sabemos ainda. Achei que fosse assim como português, uma palavra ou outra até pode surgir, mas a língua ta pronta e a gente apenas estuda as regras e etc. Na matemática, há milhares de teoremas não comprovados, hipóteses, há pesquisas a serem feitas, novos campos e tudo o mais, há muito a ser explorado.

Sinto que a matemática sofre de um grande preconceito, e boa parte é culpa de alguns professores, que criam traumas nas crianças. Quantos amigos não escolheram uma faculdade que não tivesse matemática como específica no vestibular? Que pena, pois deixam de conhecer todo um universo interessantíssimo. Mesmo quem não quer entrar de fato, permita-se descobrir a história dela, o impacto de certas descobertas e o contexto onde isso se deu, como a coisa muda sua vida e mesmo a beleza de certas equações.
O Mario me inspira por narrar isso de uma forma extremamente agradável e sem exigir nenhum conhecimento mais específico do leitor (diferente do Edward Frenkel em – Love and Math). Também pela paixão dele e a forma que optou por seguí-la.
Ele mostra como é possível unir seus interesses, e fala sobre arte, sobre história, sobre astrofísica, sobre biologia.. Um ponto de vista que certamente merece uma atenção maior.
Precisamos de mais como ele. Bem mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s