Josh Waitzkin

Ele foi a inspiração pro filme “Searching for Boby Fisher”. Começou jogando xadrez aos 6 anos, foi campeão estadual, nacional e mundial. Virou mestre e grão mestre e depois abandou o xadrez quase por completo. Descobriu o Tai Chi e em 2 anos foi campeão do campeonato de Push Hands, e depois virou o primeiro faixa preta no Jiu-Jitsu sob a tutela do Marcelo Garcia. O mais interessante disso tudo, pra mim, é o hábito de refletir e pensar sobre tudo isso. Num dos melhores livros que já li “The Art of Learning”, Josh conta sobre o processo, como foi descobrir o xadrez no Tai Chi, como usar um método pra sair do método, como fazer círculos menores.

Descobri esse cara no podcast do Tim Ferriss, e fico triste que ele não tenha escrito mais livros. Têm uma vida bem particular, o que admiro também, e alguns projetos mais do que interessantes. Acredito enormemente na importância de refletir, analisar a própria vida nossas ações, e Josh mostra como fez isso num nível de detalhe e consciência incríveis. Não apenas a reflexão retroativa, depois que a coisa acabou, a nostalgia de sentar e pensar no passado (que também tem seu valor), mas pensar “no meio do furacão”. A dedicação que ele tem com seu filho, as pequenas e grandes decisões. Enfim, um livro excepcional e uma pessoa que certamente ainda tem muito pra me ensinar.

 

Josh Waitzkin knows what it means to be at the top of his game. A public figure since winning his first National Chess Championship at the age of nine, Waitzkin was catapulted into a media whirlwind as a…
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s