Jared Diamond

 

Lembro de um primeiro dia de aula com uma professora nova de história no colégio, que ela começou a aula falando que história é a coisa mais importante do mundo, pois é entendendo o que aconteceu que podemos entender como viemos parar aqui. Achei um ponto de vista interessante. Um dos melhores livros que li ano passado, e um dos melhores que já li no geral, foi “Guns, Germs and Steel”. E alguns traços do autor me inspiram bastante. A ideia do livro nasceu quando ele estava na Nova Guiné pesquisando pássaros, e um local perguntou porque os europeus tinha a carga (guarda-chuva, canivetes e etc) e eles não. Essa simples pergunta exigiu mais de 20 anos de pesquisas pra ser respondida, e isso culminou no livro.

A forma como ele escreveu o livro, a metodologia e organização do pensamento, o quanto de antropologia, história, geografia, biologia, linguística e outros conhecimentos foram necessários num profundo nível pra que o livro fosse possível é surreal. E o fato dele ter seguido até o fim a toca do coelho, ter se permitido ir tão longe pra responder uma pergunta tão simples, seguindo essa bússola interna que nos guia se prestarmos atenção o suficiente. A clareza do pensamento dele me inspira. Os outros livros dele ainda estão na fila pra serem lidos, mas esse com certeza vale a pena.

Resumindo, uma das coisas que mais admiro nele é a capacidade e a forma com a qual organiza pensamentos e conhecimentos. Tenho percebido que essa é uma característica em comum a diversas pessoas que admiro. Tenho percebido algumas na verdade, alguns padrões, e esse tem sido um dos maiores ganhos em fazer esse pequeno desafio pra mim mesmo.

JAREDDIAMOND.ORG
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s