Isaac Asimov

 

O meu conto favorito chama-se “A Última Pergunta”, do Isaac Asimov. É curto mas genial. Soube depois que era o conto favorito do próprio Asimov. Ele trata da questão da entropia, se a energia do universo vai sempre diminuir, mas de uma forma muito interessante.

Ele escreveu quase 400 livros e diversos contos, é considerado um dos pais da ficção científica. “Eu, Robô” e “O Homem Bicentenário” viraram filmes que a maioria já viu. Pelos assuntos que ele escolhe abordar nos livros percebe-se que é alguém a frente de seu tempo. Li sua autobiografia e pude conhecer um pouco mais essa figura. Um excelente autor e incrivelmente prolífico, nele me inspira o ato de pensar em questões diferentes. Inteligência artificial, o que é a consciência, a barreira entre vida e não vida, e outros pontos sobre moral e ética que pedem um cenário específico – e isso que é interessante, como autor de ficção ele criar ambientes e situações que estimulam questões sobre as quais normalmente não pensaria, ou de um ângulo completamente diferente.
Fora isso ele tem um grande senso de humor, sabe o que gosta e o que não, e foi alguém que me parece ter aproveitado bem a vida, donde o título da sua autobiografia “It’s been a good life”.

###

Aqui um link pro conto “A Última Pergunta”:
http://stoa.usp.br/…/…/2609/14554/A+%C3%BAltima+pergunta.pdf

Foto de Escrevinhanças.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s