Atrair, ou Repelir?

Todo sim contém uns nãos escondidos. Decisão tem a mesma raiz de incisão. Enquanto fazer uma incisão significa adicionar algo, decidir significa remover todo o resto, todas as demais opções. Ao dizer sim pra um coisa, dizemos não pra todas as outras que poderíamos fazer se não tivéssemos decidido pela primeira. É o clássico custo de oportunidade; Só podemos estar em um lugar de cada vez.

Quando se pensa em propaganda e publicidade, normalmente se pensa em atrair. Atrair atenção, atrair clientes, atrair todo mundo. O grande lance é pensar também em repelir.
Uma divulgação tem um público alvo. Tentar acertar todo o mundo e depois filtrar quem não serve é mais trabalhoso do que apenas atrair que você quer, e repelir o que não quer.

Algumas empresas são bem claras dizendo quem não querem pra certa vaga. É simples, mais honesto e evita uma perda de tempo dos dois lados. Também já pensam assim a respeito dos clientes. Eles querem atrair alguns e repelir outros. Uma boa propaganda deve cumprir as duas funções.

Ao divulgar vagas para sua expedição para o Ártico (uma das mais perigosas já realizadas), Ernest Shackleton fez exatamente isso:
“Procura-se homens para viagem perigosa. Baixo salário, frios amargurantes, longas horas de completa escuridão. Retorno seguro duvidoso. Honra e reconhecimento no caso de sucesso.”

Ele foi direto ao ponto. Esse anúncio deixa claro quem ele quer e quem ele não quer. Ninguém fica em dúvida se é pra si ou não. Essa foi uma divulgação bem sucedida.

Já diz o velho ditado, quem tenta agradar a todos acaba não agradando ninguém.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s