Anna Maria Costa Ribeiro

Pessoas que me inspiram ou inspiraram

###

Por algum tempo eu estudei astrologia, e depois tarot. Achei bem interessante. Nunca encontrei a precisão e seriedade que gostaria pra defender a coisa como ciência ou algo irrefutável, mas também não encontrei a baboseira new age e enrolação que muitos dizem ser. Certamente o curso e o tempo dedicado valeram a pena, aprendi bastante sobre mitologia grega, as histórias dos deuses, e sobre arquétipos humanos. Certamente as características dos signos se mostram em diversos momentos nas pessoas, e teve grande valor pra mim conhecer essas categorias, aprender essa linguagem nova, interpretar símbolos e conectar pontos.

Assim como aprender xadrez desenvolve faculdades úteis mesmo que o jogo em si não tenha nenhuma grande função, tive essa experiência com a astrologia, sendo que ainda acredito sim em relações entre o macro e o micro. Não que os astros nos influenciem, não é essa a premissa da astrologia (apesar de muitos crerem que é), mas que há uma relação, e que o corpo de conhecimento que foi se acumulando ao longo de séculos têm valor, isso sim. Já o Tarot é diferente, algo bem mais intuitivo, e bem mais preciso do que eu esperava. Achei bem interessante e divertido aprender sobre ambos, mergulhar mais nesse mundo e praticar. Depois de um tempo parei de falar pras pessoas que fiz astrologia pois sempre me pediam pra fazer o mapa delas, o que demanda algumas horas de trabalho, no meu caso, pra ser bem feito. E não gosto de fazer um trabalho mais ou menos.

Bom, digo isso tudo pra falar da pessoa com quem aprendi, a incrível Anna Maria. Uma figura, uma senhora que escreveu diversos livros sobre o assunto, que tem anos de experiência e que realmente vive o que ensina. Teoria e prática, e ainda um pouco de experimentação. Ela me inspira pela dedicação que teve e a pessoa que é, sempre bem humorada, trabalhando mesmo quando já podia estar aposentada, alguém que se aceita como é e que tem uma personalidade, um jeitão que acho bacana. Admito que ela não me inspira tanto quanto outros que falei aqui, talvez porque esse campo de estudo hoje em dia não me atraia tanto, mas me inspirou por um período, e certamente teve um impacto positivo. Se alguém pretende estudar astrologia, tarot ou numerologia certamente recomendo o curso dela. O local se chama Urantian, uma loja na galeria 580, em cima da livraria Travessa em Ipanema.

###

Minha opinião atual sobre o assunto, é que sim, dá pra se fazer um trabalho sério com astrologia e tarot (a únicas que estudei e me sinto a vontade pra falar sobre). O grande problema que vejo é a falta de seriedade de muitos profissionais. Não há algo como um exame da OAB pra se formar astrólogos, assim, muitos falam besteiras, incluem crenças pessoais e simplesmente não tem um conhecimento suficiente pra trabalhar com clientes.
Mas há quem tenha conteúdo, e esse trabalho tem valor. Existe muita demanda e espero ver cada vez mais ela sendo suprida com qualidade.

Foto de Escrevinhanças.
Deixe um comentário

