Andria Pievcevic (Líang Shen Long)

 

No meu colégio tivemos uma semana “conhecendo outros esportes” e cada um se inscreveu nas aulas que queria. Eu fui pra uma de Kung Fu sem grandes expectativas. Quando o professor chegou, vi de cara que era alguém diferenciado. Um croata de quase 2 metros, louro, falando com um sotaque francês e absolutamente imerso no universo do kung fu. Achei a aula demais, e uns dias depois passei por ele na rua, juntei coragem e fui falar que tinha achado a aula sensacional. Ele me disse que dava aulas em copacabana e me deu o endereço do lugar. Fui, e lá me perguntou porque queria treinar e depois dessa pequena conversa comecei. Fiquei pouco mais de 2 anos com ele, e até hoje é uma pessoa que acho excepcional. Pensei em escrever sobre ele bem mais cedo aqui, visto o impacto que ele teve, mas estava querendo colocar um video junto.

Ano passado pedi pra filmar um entrevista com ele. Durante o tempo que treinei (eram 2:30h de aula 2 ou 3 vezes por semana) pude conhecer bem mais dele. Além de uma história de vida incrível, percebia uma pessoa muito focada, calma, desapegada e interessante demais. Entende não só de kung fu mas de medicina chinesa, de tantra, de filosofia, história e outros assuntos. Tinha várias perguntas que queria fazer mas não cabia como aluno, no meio da aula.. Então pensei em uma entrevista, primeiro porque me permite o tempo pra de fato perguntar e ouvir longas respostas sobre diversos assuntos, e segundo porque imaginei que se eu tinha esse interesse outros podiam ter também, e ia ser irado colocar isso a disposição de quem quisesse. Estou com ela aqui mas preciso editar e colocar online, então assim que fizer vou divulgar.

O Sifu (como se fala de um mestre no kung fu) é impressionante, e me inspirou em muitos pontos. A sua disciplina e dedicação são sem iguais. Treina todo dia, medita, tem uma vida extremamente simples, faz o que gosta, dá aulas de kung fu, de tai chi, faz pesca submarina e desenha em casa, recria batalhas antigas na lagoa. Tudo com uma atenção e seriedade notáveis. E apesar desse espírito guerreiro e essa energia toda, é um doce de pessoa, alguém muito preocupado com os outros e com um bom humor constante. Alguém que está num belo contato consigo, que se ouve, entende seu corpo e seus sinais, segue seu caminho e é realmente um grande mestre.

Espero poder colocar a entrevista com ele online o quanto antes.

Deixe um comentário

